Repensando as migrações a partir de um arcabouço processual multiescalar
Rethinking migrations from a multilevel transition framework
DOI:
https://doi.org/10.1590/10.1590/1980-85852503880005708Palavras-chave:
teorias sobre migração, abordagem multiescalar, transição demográficaResumo
As modificações recentes nos padrões migratórios exibidos por diversas populações forçam-nos a buscar novos enfoques analíticos que possibilitem apreender teórico-conceitualmente esses processos. Acredita-se que as migrações podem ser melhor compreendidas se direcionarmos nossa atenção, simultaneamente, para as transições por que passam os indivíduos, as famílias e as populações como um todo. O objetivo deste trabalho é apresentar um arcabouço conceitual que condense os aspectos teórico-explicativos da relação da migração com as transições ocorridas ao longo do ciclo de vida individual, domiciliar e populacional. Busca-se integrar os pressupostos desenvolvidos por abordagens uniescalares em um mesmo arcabouço conceitual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que seja reconhecida a autoria e que o trabalho original seja corretamente citado.
Os Autores têm permissão de autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão original da revista.