The Effectiveness and Impact of an Intervention Program on Migration and Health with Mexican Undergraduate Students

Palavras-chave: migração, saúde mental, intervention program, programa de intervenção, mexicano

Resumo

A migração tem impacto psicológico naqueles que migram e em suas famílias deixadas para trás. Avaliamos um programa de intervenção para fortalecer recursos individuais, sociais e familiares em 120 estudantes de graduação mexicanos com migração em suas famílias. O estudo foi um desenho quase experimental. Os dados foram coletados antes, durante e ao final da intervenção e um ano depois. A sintomatologia depressiva, escalas individuais, sociais e de recursos familiares foram avaliadas. Os participantes aumentaram seus recursos individuais, sociais e familiares e diminuíram sua sintomatologia depressiva mais do que o grupo controle. Concluímos que intervenções dentro de um espaço de discussão aberta educacional e reflexiva ajudarão a abordar problemas psicossociais em membros de famílias imigrantes deixados para trás.

Biografia do Autor

María Elena Rivera Heredia, Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo

Profesora Investigadora de la Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo. Morelia, Michoacán, México. E-mail: maelenarivera@gmail.com

Diana Tamara Martínez-Ruiz, Escuela Nacional de Estudios Superiores (ENES), Unidad Morelia

Directora de la Escuela Nacional de Estudios Superiores (ENES), Unidad Morelia. Morelia, Michoacán, México. E-mail: tamaramartinezruiz@gmail.com

Ericka Ivonne Cervantes-Pacheco, Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo

Profesora Investigadora de la Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo. Morelia, Michoacán, México. E-mail: erickapsic@gmail.com

Nydia Obregón-Velasco, Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo

Profesora Investigadora de la Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo. Morelia, Michoacán, México. E-mail: nyboe07@yahoo.com.mx

Publicado
2019-04-25